Foto: Robson Brilhante
Festejada, especialmente, pelo presidente do Legislativo de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB) – até pela inclusão ser uma das bandeiras do seu mandato –, a contratação de intérprete de Libras para a cobertura das sessões plenárias ordinárias, das sessões solenes e das audiências públicas acabou em frustração e em dor de cabeça para a Câmara. Isso porque a empresa vencedora da licitação prestou o bem serviço somente na primeira semana do mês de julho, depois não cumpriu com a disponibilidade de profissionais para as transmissões oficiais da Casa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Por esse motivo, o Legislativo rescindiu o contrato e nomeou uma comissão temporária de servidores para tratar da responsabilização da empresa, que tem sede em Fortaleza, no Ceará. O serviço foi contrato ao valor de R$ 14 mil por mês. Já o contrato pelo período de cinco anos estava estimado em R$ 844,8 mil. Nos corredores do Palácio da Vale Machado, há boatos que a empresa não teria, inclusive, pago os profissionais contratados. Não raro em licitações, infelizmente, vencem empresas que não têm condições depois de prestar o serviço, como ocorreu com a contratada pela Câmara.
A Diretoria de Comunicação informou que providenciará uma nova licitação. Nesta sexta (26), data em que é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, não há o que comemorar na Casa Legislativa de Santa Maria em relação a políticas de inclusão às pessoas com deficiência auditiva.